quinta-feira, 3 de junho de 2010

BOA GOA * FITEI



O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica,

vêm por este meio, convidar os alunos das escolas artísticas do Porto, a assistir gratuitamente à peça Boa Goa da companhia Pigeons International que se realizará dia 7 de Junho (Segunda-feira) pelas 18:30, no Teatro Helena Sá e Costa.

No fim do espectáculo haverá uma conversa com a encenadora, coreografa e cenógrafa - Paula Vasconcelos, onde os alunos podem colocar as suas questões.

A escola deve reunir um grupo de alunos interessados e confirmar com Teatro Helena Sá e Costa pelo número 225 189 982.

BOA GOA

Estreado em 4 de Março deste ano em Montreal, no Canadá, “Boa Goa” fala-nos da Índia e das descobertas portuguesas. Mas não conta a história da viagem de Vasco da Gama. Aliás, não conta qualquer história. Pode mesmo ser apenas um sonho da sua criadora, Paula de Vasconcelos. Mas do que “Boa Goa” fala, certamente, é do encontro de culturas, da descoberta do outro. Ainda que evoque a Índia – que a encenadora e coreógrafa visitou pela primeira vez no âmbito da preparação deste trabalho – e Portugal, o espectáculo nunca se socorre da ilustração. Inspira-se nos versos de Pessoa – “Deus quis que a terra fosse toda uma / Que o mar unisse, já não separasse” – , na época dos descobrimentos e no facto de Portugal, ao contrário do que aconteceu com outros povos colonizadores, ter encorajado o casamento dos navegadores e marinheiros com as mulheres locais, favorecendo a mestiçagem. Como em quase todas as obras de Pigeons International, o teatro e a dança encontram-se para criar uma obra que esbate as fronteiras entre as diferentes disciplinas artísticas. É teatro construído de uma forma poética. E é dança construída de forma teatral.

Para qualquer esclarecimento contactar o FITEI – 222 082 432.


TEATRO HELENA SÁ E COSTA

Rua da Alegria, 503 4000-054 Porto

(entrada pela Rua da Escola Normal, nº 39)

Tel. 225 189 982/3 Fax 225 189 984



Sem comentários: