quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ANTIGO PROFESSOR DA SOARES RECEBE PRÉMIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO


– Professor Doutor Luís Casimiro.

Quem conheceu ou conhece o Luís Casimiro muito dificilmente lhe chamará Prof. ou mesmo Dr. . Não que o não mereça com todo o mérito e dignidade, mas pela modéstia da pessoa, por aquele ar de alguém que quer à viva força da sua naturalidade passar despercebido, como se por aí não estivesse. Pois que se trata (va) de um homem com ar de menino. Imagino nele uma existência pacata de um miúdo nascido nessa fronteira mais conhecida do nosso país que é Vilar Formoso, na Guarda, tendo por ama uma velha senhora, espécie de tia afastada, que ainda hoje o trata por “menino”. Porque não pode ser doutra forma o seu ser real, tal é o modo como fala e nos deixa transparecer os interiores da sua alma. Pois o “menino” Luís Casimiro, que foi vogal do Conselho Executivo durante vários anos, foi preparando a sua tese de doutoramento em História de Arte subordinada ao tema religioso “A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa” entre 1500 e 1550, publicada em dois volumes que, no total, perfazem 2144 páginas. Esta análise iconográfica debruça-se sobre um vasto e muito rico património religioso e artístico, de enorme valor histórico, mas muito desconhecido (e até desprezado!) por parte das entidades que o deveriam cuidar.
Esta tese foi aprovada por unanimidade da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Março de 2005, por um júri nacional constituído por grandes figuras académicas, como Vítor Serrão, Natália Ferreira Alves ou Nelson Correia Borges. De notar que o nosso antigo colega, que nos costuma honrar com a sua presença nas festas de fim de ano ou de Natal, antes de se licenciar em pintura na ESBAP, já frequentara o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP. Logo após a apresentação e aprovação da sua tese, o Prof. Luís Casimiro teve a amabilidade de vir entregar à Biblioteca da Soares dos Reis os dois volumes, com uma dedicatória onde reconhece e agradece a disponibilidade que a nossa escola sempre lhe proporcionou para tornar possível o êxito do seu trabalho. É muito bonito e honroso para a nossa Escola constatar tão genuína e sincera honestidade.
Pois o prémio de 2010, de valor mundial, vai ser-lhe entregue no Vaticano, pelo Conselho Pontifício da Cultura, no próximo dia 16 de Dezembro e consta de um prémio anual, para reconhecer a investigação no domínio da História de Arte. A sua entrega será feita pelo Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado da Santa Sé, segunda figura da cúria a seguir ao Papa, o equivalente ao Primeiro Ministro do Vaticano.
Constitui para a nossa escola um justificado motivo de orgulho verificar como desta casa emergem talentos em tantos domínios e que acabam por merecer justo reconhecimento público até internacional. Não podemos deixar de recordar o nome da artista Filipa César, uma jovem artista “da Soares” que tem vindo a receber galardões internacionais (Berlim) e nacionais (BES), nomeadamente. No caso do nosso colega Luís Casimiro este prémio, para além da importância pecuniária, não pode deixar de trazer um profundo significado simbólico, por se tratar de um homem crente e muito trabalhador, com uma família numerosa, tendo que sacrificar o seu convívio e atenção à vida de casa, com os três ou quatro filhos menores que possui.
Penso que, atendendo à dignidade do acto, à sua grandeza, significado e cosmopolitismo, haverá um pouco do “espírito” da Soares dos Reis nesse acto solene, a realizar na Cidade Eterna, quando o Professor Doutor Luís Casimiro, aquele que nunca deixou de ser menino, subir os degraus do mérito e nos honrar com a obtenção do seu prémio! Porque sentimo-lo como “um dos nossos maiores”: pelo estilo, pelo valor, pela coerência entre o que se faz e o que se é: grande exemplo, nos dias de hoje, para o nosso país e para todos! Obrigado, Luís e um abraço de parabéns! 

José Melo (de Filosofia)

1 comentário:

Unknown disse...

Foi para mim um enorme satisfação e alegria saber que esse nosso colega que muito bem conheci e tive a grata honra de com ele ter privado atingi-se esse grau académico de elevado valor e responsabilidade. Era o Prof. Doutor Luís Casimiro uma pessoa extremamente simples e humilde, diria um companheiro e amigo difícil de encontrar. Mesmo eu sendo um colega oficinal para o Prof. Doutor Luís Casimiro não existiam diferenças culturais, a sua simplicidade, sempre disposto em qualquer lugar e altura em dar-me um bom dia era o oposto de muitos e muitos outros que pela Soares dos Reis andavam o seu sentido humano faziam do mesmo uma pessoa de fácil e bom relacionamento com todos independentemente de tudo o resto. Por isso quero aqui deixar o meu testemunho e a grata felicidade de ter sido seu colega e amigo. Que receba os meus sinceros parabéns, desejando-lhe do fundo do coração as maiores felcidades.