domingo, 14 de novembro de 2010

Projecto Comenius

Comenius por Rembrant
Desde 1997 que a Escola Soares dos Reis, através do Curso de Ourivesaria, é membro do PLE – “Parlement Lycéen Européen des Écoles de Bijouterie et metiers d’Art”. Criado em 1992, este organismo é uma associação/rede internacional de escolas de joalharia e ofícios artísticos, composto por  escolas da União Europeia e  escolas do espaço exterior europeu, envolvendo 14 países.  A estrutura do PLE, embora tendo como base as escolas com cursos de Ourivesaria/Joalharia, nasceu com a preocupação de promover uma autêntica cidadania europeia inspirada no intercâmbio de ideias e culturas que têm de comum a sua diferença e o respeito assumido por essa diferença. Como espaço de registo de ideias, edita o Jornal “Le Mur” que se assume como um fórum de discussão a propósito dos Direitos Humanos, em particular no combate à xenofobia, propondo a reflexão e teorização do que deverá ser o futuro das relações humanas entre todos os povos e culturas.
10 Escolas membro desta associação apresentaram uma candidatura ao Projecto Comenius de parcerias multilaterais 2010-2012,  sob a temática "Raconte-moi un bijou". O projecto baseia-se na identidade de cada país e de cada escola (através da recolha e aplicação das técnicas de joalharia tradicionais em peças contemporâneas, metodologias de ensino, processos de fabrico próprio, redacção de textos bilingues - Éditos, etc...) com vista a valorizar as suas conquistas, reforçado pela riqueza do intercâmbio e da partilha do trabalho.
Este projecto visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação,  desenvolvendo o conhecimento e sensibilizando os jovens e o pessoal educativo para a diversidade e o valor das diferentes culturas e das línguas europeias.  Pretende ainda ajudar os jovens a adquirir aptidões e competências básicas de vida necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à futura vida profissional e a uma cidadania europeia activa.
A participação nesta actividade do  projecto Comenius foi alargada aos alunos dos 11º e 12º anos da especialização de joalharia/ourivesaria (Curso de Design de Produto e Curso de Produção Artística), EFA Joalharia/cravação e Curso Profissional de Joalharia.
Assim sendo, apresentam-se os textos dos alunos que aderiram a esta actividade (Redacção de textos bilingues -1º Édito- para colaboração com o jornal "Le Mur" da escola Francesa parceira neste projecto).

Em termos de coordenação, e porque foi necessário seleccionar apenas um dos éditos, informo que o escolhido foi o da aluna:

Rita Costa   |number 4| class 12ºC3

Coordenadora do projecto: Professora Madalena Meneses

[para ver os textos clicar aqui]



         Since 1997, the School Soares dos Reis, through the course of Goldsmith, become a member of the PLE - "Parlement Lycéen Européen des écoles of Bijouterie et Metiers d'Art". Created in 1992, this organism is an international association of artistic jewelry and crafts schools, belonging to European Union. There are also schools schools out of Europe (observer members), involving 14 countries. The structure of PLE, although based on schools with Goldsmiths / Jewellery courses, was born with the desire to promote a true European citizenship inspired by the exchange of ideas and cultures that have in common their differences and respect given for this difference. As a space for registration of ideas, edits the Journal "Le Mur". This space is assumed to be a forum for discussion regarding human rights, particularly in combating xenophobia, proposing the theory of reflection and to be the future of relations between human relationships and cultures.
         10 Schools member of this association submitted an application to multilateral partnerships Comenius Project 2010-2012 under the theme "Raconte-moi un bijou!” The project is based on the identity of each country and each school (through the application of traditional jewelry techniques into contemporary pieces, teaching methods, manufacturing process itself, writing of bilingual texts - Editos, etc ...) aiming to highlight its achievements, enhanced by the richness of the exchange and sharing of work.
         This project aims to improve and strengthen the European dimension of education, developing the knowledge and raising awareness among young people and teachers to the diversity and value of different cultures and languages of Europe. It also aims to help young people acquire skills and basic life skills necessary for personal growth, for future employment and to an active European citizenship.
         The participation in this activity of the Comenius project has been extended to 4 courses offered at our school, including students of 2nd and 3rdCourse of Product Design and Course of Artistic Production), Course EFA- Education and training of adults- Jewelry /Setting stones and Vocational Course of Jewellery. years of expertise in jewelry (
         Therefore, we present the texts of the students who have joined this activity of writing bilingual texts-1stÉdito for collaboration with the newspaper "Le Mur" from our French partner, the School Coordinator/lycée professionnel Jean Guéhenno.

         EASR, November 12, 2010
         Coordinator of the Comenius project at EASR,
         Madalena Meneses


Sem comentários: